Dúvidas comuns sobre as eleições 2018 

Quando pensamos em eleições, temos logo que pensar no nosso Título de Eleitor, que é um dos documentos obrigatórios para votar. Por isso, uma das dúvidas frequentes é como tirar a segunda via do Título de Eleitor. Se você perdeu, foi roubado ou danificou seu documento, para solicitar uma nova via do Título, você deverá ir pessoalmente ao cartório eleitoral onde fez sua inscrição, em porte de um documento oficial com foto e um comprovante de residência. Em até 10 dias antes da data das eleições o Título poderá ser emitido.

Outra dúvida comum é como podemos regularizar um Título de Eleitor que está suspenso ou vencido, o que pode acontecer quando o cidadão deixa de votar ou justificar seu voto por duas ou mais vezes. Isso também impede que a pessoa possa emitir um novo passaporte, participe de concursos públicos e etc. Para conseguir regularizar este tipo de situação, o eleitor deverá ir ao cartório eleitoral em que é inscrito em posse dos seguintes documentos: documento de identificação, comprovante de residência e comprovantes do porquê não votou ou justificou seu voto.

Muitas dúvidas também tem relação com o cadastramento biométrico, o qual voltará a funcionar a partir do dia 5 de novembro de 2018. Para fazer a biometria, o eleitor deve ir ao cartório eleitoral mais próximo e apresentar um documento de identificação, o comprovante de residência, o título de eleitor e a quitação militar. No cadastramento são feitas as impressões digitais dos 10 dedos das mãos, o cadastramento da assinatura digitalizada do eleitor e é tirada uma foto. Desta forma, o cidadão estará apto para votar sem a apresentação do título de eleitor.