O que é coito interrompido, e quais são as possíveis falhas desse método contraceptivo?

O coito interrompido, também conhecido como método de retirada, é um método contraceptivo em que o parceiro retira o pênis da vagina antes da ejaculação. A ideia é evitar que o esperma entre na vagina, reduzindo assim a chance de fertilização.

No entanto, o coito interrompido tem uma alta taxa de falha, pois é difícil controlar completamente a liberação de fluido pré-ejaculatório, que pode conter espermatozoides. Mesmo pequenas quantidades de fluido pré-ejaculatório podem resultar em uma gravidez indesejada.

Por esse motivo, o coito interrompido não é considerado um método contraceptivo confiável. Se a prevenção da gravidez é uma preocupação, é aconselhável utilizar métodos contraceptivos mais eficazes e consistentes, como preservativos, contraceptivos hormonais (pílulas, adesivos, injeções) ou dispositivos intrauterinos (DIU), após a orientação de um profissional de saúde. Esses métodos são mais eficientes em proteger contra a gravidez quando usados corretamente e de maneira consistente.