Saiba como acessar o Registrato e aproveitar suas funcionalidades

O “Registrato” é um sistema do Banco Central do Brasil que oferece aos cidadãos acesso a diversas informações sobre suas relações financeiras. Para acessar o Registrato e aproveitar suas funcionalidades, siga os passos abaixo:

Como Acessar o Registrato

Criação de Conta no Gov.br: O primeiro passo é ter uma conta no portal Gov.br. Caso ainda não possua, acesse o site oficial do Governo Federal e siga as instruções para criar uma conta. Será necessário fornecer alguns dados pessoais e definir um método de autenticação.

Nível de Segurança: Para acessar o Registrato, é necessário ter o nível de segurança prata ou ouro na conta Gov.br. Isso pode exigir a confirmação de dados adicionais ou o uso de certificados digitais.

Acesso ao Registrato: Com a conta no Gov.br já preparada, acesse o site do Banco Central do Brasil. Procure pela seção de serviços ao cidadão e selecione a opção Registrato. Você será redirecionado para entrar com sua conta Gov.br.

Autenticação: Faça login com sua conta Gov.br. Após o acesso, você poderá ser solicitado a confirmar ou complementar algumas informações pessoais para finalizar o acesso ao Registrato.

Funcionalidades do Registrato

O sistema oferece uma visão consolidada das informações financeiras do usuário, incluindo:

Relacionamento com Instituições Financeiras: Informações sobre contas correntes, contas poupança, empréstimos, financiamentos e demais produtos bancários em seu nome.

Operações de Crédito: Detalhes sobre operações de crédito, como empréstimos e financiamentos, incluindo valores, taxas de juros e instituições credoras.

Chaves PIX: Lista de todas as chaves PIX registradas em seu nome, permitindo uma visão geral das chaves ativas e as instituições vinculadas a elas.

Dívidas Ajuizadas: Informações sobre eventuais dívidas que foram ajuizadas, oferecendo detalhes sobre o processo e os valores envolvidos.

Informações sobre Cheques sem Fundos (CCF): Caso haja registros de cheques sem fundos emitidos por você, essas informações estarão disponíveis no Registrato.

Posições de Câmbio e Transferências Internacionais: Detalhes sobre operações de câmbio realizadas, incluindo compra e venda de moeda estrangeira e transferências internacionais.

A utilização do Registrato é uma forma eficaz de gerenciar suas relações financeiras, oferecendo transparência e controle sobre diversas operações e relações bancárias. É uma ferramenta gratuita e acessível a todos os cidadãos que desejam manter suas finanças sob controle e ter uma visão clara de sua saúde financeira.