Como se planejar para as contas de fim de ano

Estamos no momento de fazer o planejamento financeiro das contas do final de ano, para iniciar 2019 sem dívidas e com uma reserva para as inúmeras contas que chegarão no início do ano. Portanto, para começar o seu planejamento, comece a anotar todos seus gastos, fazendo um acompanhamento constante da sua vida financeira dos últimos meses, também, defina suas prioridades e onde pode economizar.

Como a Black Friday está próxima, pesquise muito bem antes de adquirir algo e só compre se você, realmente, estiver precisando, ou seja, não compre por impulso. Comece a pensar e anotar todos os gastos de fim de ano, como os gastos de férias, presentes, festas e alimentação, além das contas dos primeiros meses de 2019, como, por exemplo, IPTU, seguros, material escolar e matrículas.

Por fim, priorize as principais contas e organize como gastará seu décimo terceiro salário, definindo se a melhor opção será utilizá-lo para pagar dívidas que possa ter, para pagar algumas contas, para alguma viagem ou, até, guardar o dinheiro para algum plano futuro.