Como planejar a coleta seletiva e a reciclagem nos condomínios?

Nos condomínios, onde tem sempre uma quantidade grande de moradores, a situação é igual, muito lixo sendo produzido e pouco reaproveitamento. Por isso, é importante planejar e implantar a coleta seletiva e a reciclagem no local. Com estas atitudes, é possível até conseguir alguns benefícios com a Prefeitura da cidade, como, por exemplo, diminuir as taxas cobradas pela coleta dos resíduos. Além de colaborar muito com o meio ambiente.

Para conseguir implantar a coleta seletiva e a reciclagem em seu condomínio, primeiro deve ser feito um planejamento do espaço para o armazenamento dos resíduos até eles serem encaminhados à reciclagem. Neste planejamento também devem constar os tipos de materiais que serão coletados e como será feita a separação dos mesmos. Feito isso, é o momento de preparar a estrutura e equipamentos que serão necessários, como, por exemplo, lixeiras coloridas, contêineres ou coletores ecológicos.

A terceira etapa do processo será o treinamento dos responsáveis do condomínio e a conscientização dos moradores sobre todos os processos que devem seguir, explicando a importância da colaboração de todos. Por fim, deve ser definido o destino dos materiais para reciclagem, podendo ser desde empresas coletoras especializadas até os catadores de recicláveis ou os Postos de Entrega Voluntária.