Como abrir uma empresa?

Para abrir uma empresa de maior porte, a burocracia é maior do que para ser um Microempreendedor Individual, já que podem ser contratados mais funcionários e o valor de rendimento anual pode ser maior. Então, para abrir sua empresa siga os passos indicados abaixo:

Em primeiro lugar, você deverá fazer todo um planejamento, pesquisando e decidindo o nome da empresa, tipo de negócio, atividades que prestará, localização e etc. Além de criar um plano de negócios, identificando seus concorrentes e entendendo todas as oportunidades e desafios do mercado, e planejar todos os gastos que terá.

Depois, deve ocorrer a elaboração do Contrato Social da empresa, onde deve constar o nome  da companhia, o interesse das partes, o objetivo da empresa, objetivo social, modelo tributário, a descrição do aspecto societário e a forma de integralização das cotas. Depois de pronto, o Contrato Social deverá ser reconhecido em cartório e assinado por um advogado. Feito isso, você deverá iniciar a fase de registros, levando no Cartório de Pessoas Jurídicas ou na Junta Comercial os seguintes documentos: três vias do Contrato Social; cópia autenticada do RG e CPF do titular; requerimento padrão; ficha de cadastro nacional e o comprovante de pagamento das taxas exigidas.

Assim, você conseguirá o seu NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa). Porém, para a empresa estar autorizada a funcionar, você também deverá fazer o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, através do aplicativo Coletor Nacional; a Inscrição Estadual, na Secretaria Estadual da Fazenda; o Alvará de localização e funcionamento, que deve ser solicitado na prefeitura; o registro da Previdência Social, na Agência da Previdência; e o aparato fiscal, que deve ser obtido na Secretaria de Estado da Fazenda.