Como escolher a melhor localização para sua empresa?

Para conseguir definir a melhor localização para sua empresa o primeiro passo é entender o público alvo da mesma, para, assim, poder optar pelo local mais adequado e seus detalhes, como, por exemplo, se precisará ter estacionamento ou ser próximo a pontos de ônibus. Depois de saber o perfil dos seus consumidores, você deverá pesquisar onde estas pessoas se concentram, já podendo definir um bairro, rua ou centro comercial. Feito isso, verifique em cada ponto se você terá vizinhos concorrentes, o que pode ser um ponto positivo para sua empresa, já que a concorrência estimula o consumo.

Confira também quanto à acessibilidade das opções que possui, pois seu negócio deve ter fácil acesso para o tipo de consumidor que quer atingir. Além de analisar quanto ao posicionamento da loja na rua, já que existem pesquisas que mostram que o comportamento de consumo do público pode variar de acordo com um bom posicionamento. Para optar pela melhor localização, também repare quanto à visibilidade do seu estabelecimento, evitando que tenham árvores, placas e etc. que prejudiquem que os clientes possam ver a fachada do local.

Antes de fechar um contrato de aluguel ou compra, também não deixe de se informar quanto ao Plano Diretor de sua cidade, o qual define zoneamentos para as construções, permitindo ou não construções nos quarteirões da cidade. Depois de escolhido o local, antes de fechar negócio, visite-o em todos os períodos do dia e todos os dias da semana para identificar as características do ponto e confirmar se elas se adequam ao seu objetivo.