O que são e quais as vantagens das cooperativas de transporte?

São muitas as opções de cooperativas de transporte que existem e todas devem ser instituições sem fins lucrativos, onde os cooperados participam economicamente e tem direito a votos em todas as decisões. Portanto, são instituições com melhores valores e com melhores condições de trabalho, além de sempre lançarem inovações e estarem, cada vez mais, se expandindo no Brasil.

As cooperativas de transporte oferecem muitas vantagens para seus cooperados, como o ganho de mais visibilidade e, assim, melhores oportunidades para as compras de equipamentos, peças  e veículos necessários para o ramo. O cooperado também poderá trabalhar com grandes clientes e projetos pioneiros, além de poderem gerir a área comercial e operacional dos ativos dos cooperados, o que ajuda na expansão e profissionalização do negócio.

Hoje em dia, são mais de 528 milhões de toneladas de cargas anuais e 2 bilhões de passageiros que as cooperativas transportam no país, entre as 2934 cooperativas de transporte existentes no momento. Um crescimento impressionante se compararmos com o ano de 2001, em que havia apenas 542 cooperativas de transporte no Brasil.