Coopere nas atitudes do seu dia a dia

Quem tem a intenção de colocar em pratica a cooperação não precisa, somente, se associar à uma cooperativa, já que é possível cooperar nas pequenas atitudes do dia a dia. Com pequenos gestos você pode fazer muita diferença no mundo. Veja abaixo as formas de cooperar nas pequenas coisas:

Praticando o primeiro princípio do cooperativismo: Adesão livre e voluntária, ou seja, não discriminar nada e nem ninguém, pois o cooperativismo tem como base a igualdade, a justiça e a democracia. O segundo princípio para colocar em prática é a Intercooperação, sendo voluntário em diversos locais, desde nas atividades de casa até aos trabalhos voluntários em hospitais e escolas, por exemplo.

Outras formas de cooperar no dia a dia são: compartilhar recursos, ou seja, utilizar a economia compartilhada, como por exemplo, o Uber ou o Airbnb; ensinar e repassar seus conhecimentos; utilizar produtos locais, ajudando no desenvolvimento da sua comunidade; e fazendo doações, reciclando e emprestando produtos ou serviços.