Como escolher os eletrodomésticos mais econômicos?

Desde o ano de 2001, é obrigatório o Programa Brasileiro de Etiquetagem, PBE, que informa os níveis mínimos de eficiência de energia elétrica de acordo com o Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética – do Ministério de Minas e Energia. Por isso é comum vermos nos produtos a Etiqueta Nacional de Conservação Energética do Inmetro, que informa ao consumidor o nível de eficiência do aparelho e o consumo médio mensal de diferentes aparelhos, como, por exemplo, o ventilador, ar condicionado e refrigerador.

A primeira dica ao comprar um eletrodoméstico novo e economizar com ele é procurar pela letra A na etiqueta, já que estes são os aparelhos com classificação de produtos mais eficientes, ou seja, são mais econômicos porque consomem menos energia elétrica. Mesmo que tenham outras marcas e modelos do produto que deseja com preços menores, mas menos eficientes, priorize a compra do produto mais eficiente, pois, se fizer os cálculos da economia pelo consumo de energia e pela compra do produto, com certeza, a economia maior será com o gasto de energia elétrica.

Os eletrodomésticos mudam muito com o tempo, por isso, se você possui um aparelho A muito antigo, provavelmente, hoje, ele seria classificado como C, D ou E no nível de eficiência, significando que já está na hora de trocar de eletrodoméstico e buscar algo mais econômico. Esta é a melhor forma do consumidor conseguir baixar sua conta de luz, pois, se você verificar o gasto de cada equipamento os números são pequenos, mas somando o consumo de todos em um mês, pode significar uma quantia alta que, com a troca deste produtos pelos modelos mais eficientes, pode resultar em uma boa economia para sua casa.