Como reaproveitar os alimentos sem desperdício

Para isso, você precisa apenas se disciplinar e otimizar seu tempo. Por exemplo, tire um dia da semana para preparar os alimentos dos próximos dias, corte-os, descasque-os e, se necessário, congele-os, além de quando precisar utilizar o forno, usar para fazer vários alimentos de uma vez, já que ele ficará ligado um tempo. Outras dicas são: mantenha as panelas tampadas enquanto cozinha algum alimento, desta forma, o cozimento vai mais rápido e o consumo de gás é menor e, quando cozinhar carnes e legumes, guarde o caldo para fazer alguma sopa ou refogado.

Depois de preparar toda sua comida, o outro cuidado que devemos ter é para guardar os alimentos da melhor forma, fazendo com que durem mais e mantendo-os frescos para o consumo. Quando deixar frutas descascadas e cortadas e ver que não vai comer tudo, congele estas frutas e, quando desejar, faça suco com elas. Se preferir não congelar, faça conservas ou geleias. Sempre que cozinhar um pouco mais comida do que devia, congele o que sobrar, colocando o nome do que está congelando na vasilha, para facilitar quando precisar utilizar aquele alimento.

E, por fim, utilize todo o alimento, como as folhas e talos, por exemplo, que possuem muitos nutrientes e ficam ótimas em saladas e sopas.