Como as empresas podem economizar nos impostos?

Para diminuir os gastos que uma empresa tem com impostos, jamais ela deve sonegar os tributos, pois isso é crime e pode resultar em multas de duas a cinco vezes o valor do tributo, além de outras penalidades. Portanto, para conseguir reduzir a carga tributária empresarial, o primeiro passo é ter tudo organizado e planejado no seu negócio, com anotações detalhadas e balanços claros.

Ter um contador de confiança também é algo necessário para conseguir diminuir os gastos com impostos, já que este profissional agregará conhecimento e ajudará na economia da empresa, a qual deve estar enquadrada de maneira correta: no Simples Nacional, Lucro Real ou no Lucro Presumido, para, assim, garantir mais vantagens para o negócio. Dependendo da legislação estadual, algumas empresas podem ter benefícios fiscais, portanto, verifique se a sua possui esta vantagem.

Para conseguir diminuir os impostos de empresas, ela pode ser subdividida, quando possuir mais de uma forma de atuação, e ter o valor do pró-labore menor, já que ele é tributado. A terceirização é outro fator que permite pagar menos impostos, já que é possível reduzir os encargos trabalhistas desta maneira. E é importante não incluir os gastos pessoais nas contas empresariais, pois isso desorganiza a parte financeira  da empresa e, ainda, pode aumentar os impostos cobrados pelos rendimentos do negócio.