Previdência Privada, como escolher a sua.

São dois os tipos de planos de Previdência Privada: abertos e fechados. O plano Aberto é destinado à pessoa física e feita por Bancos, seguradoras e gestoras de fundo, oferece o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o plano Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). Já o fechado (fundo de pensão) são exclusivamente para algumas classes e gestoras de fundos e oferece planos similares ao PGBL, mas com mais vantagens.

 

As diferenças entre estes planos são as seguintes: o PGBL é indicado para quem faz a declaração do Imposto de Renda completa e que deseja fazer resgates parciais do rendimento, como uma pensão mensal. E quanto ao VGBL, este é indicado para quem faz a declaração simplificada do Imposto de Renda e prefere sacar o valor total de sua Previdência no futuro.

 

Fiquem atentos as taxas cobradas para definir o melhor plano para você. Outra escolha que devemos fazer é a forma de tributação, defina entre a tabela regressiva (indicada para quem terá mais de 10 anos na Previdência Privada, pois a alíquota diminui ao longo dos anos e ocorre nos valores mais antigos) ou progressiva (ideal para quem terá pouco tempo para juntar o rendimento e deseja receber mensalmente um valor específico).