Os 13 ramos cooperativos do Brasil

São vários os ramos que podem ter o cooperativismo como modelo e, no Brasil, as cooperativas são classificadas em 13 ramos, são eles: as cooperativas agropecuárias, as de consumo; de crédito, educacionais; habitacionais; de infraestrutura; de mineração; de produção; de saúde; cooperativas sociais; de trabalho; de transporte e de turismo e lazer.

O objetivo das cooperativas agropecuárias é comercializar as produções, fechando negócios com bons compradores e com bons preços. As cooperativas de consumo abastecem seus associados, como, por exemplo, fazendo compras domésticas em comum, obtendo melhores preços e a mesma qualidade. Já as cooperativas de crédito, estas são indicadas para quem deseja ter um controle melhor dos seus gastos e administrar suas finanças, obtendo todos os serviços oferecidos pelas redes bancárias, porém, pagando menos taxas.

As cooperativas educacionais servem para prestar serviços educacionais, oferecendo ensino de qualidade e preços mais baratos do que os colégios. A meta das cooperativas habitacionais é obter novos imóveis com valores mais acessíveis. As cooperativas de infraestrutura são voltadas para os associados com serviços como, por exemplo, segurança, energia, telefonia e limpeza pública. As de mineração são formadas por garimpeiros e demais trabalhadores do ramo. A cooperativa de produção envolve seus associados no processo para produzir um determinado tipo de bem.

Os trabalhadores da área de saúde podem formar uma cooperativa de saúde, com o intuito de preservar e recuperar a saúde dos humanos. As cooperativas sociais são voltadas para as pessoas em desvantagem ou que necessitam ser tuteladas. As cooperativas de trabalho são feitas por categorias específicas, como, por exemplo, uma cooperativa de dentistas. As de transporte possuem associados envolvidos com serviços de transporte de cargas ou passageiros. E, por fim, a cooperativa de turismo e lazer serve para prestar serviços turísticos, de entretenimento, esportes, hotelaria e de artes.