Como emitir nota fiscal sendo um microempreendedor?

O CCMEI, documento que o MEI recebe quando se inscreve, serve, também, como um alvará provisório, portanto, para conseguir o definitivo, você deve respeitar e seguir todas as regras determinadas pelo município e Estado. Geralmente, quem presta serviços deve se encaminhar até a Prefeitura, Pró-Cidadão ou Secretaria de Fazenda Municipal, e quem trabalha com comércio ou fabrica algum produto deve ir até a Receita Estadual, na Secretaria de Fazenda Estadual. No lugar determinado para você ir, de acordo com o tipo do seu trabalho, apresente o CCMEI, os documentos pessoais e o comprovante de residência.

Então, faça a solicitação da Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF). Feito isso, você deverá esperar a aprovação, o tempo de espera varia de acordo com o local, e, depois de aprovado, você receberá o CMC, ou seja, o número do Cadastro Municipal de Contribuintes e, assim, poderá imprimir talões de notas fiscais em uma gráfica de sua preferência. Enquanto não recebe a autorização, peça às Secretarias de Fazenda Municipal ou Estadual que emitam a nota fiscal avulsa, eletrônica ou impressa.