Como fazer um bom planejamento financeiro anual?

O objetivo do planejamento financeiro anual é fazer com que as pessoas tenham uma tranquilidade maior durante todo o ano, fazendo uma previsão geral dos ganhos e gastos mensais, prevenindo as emergências e incluindo os planos e sonhos nas prioridades financeiras.

Para criar o planejamento financeiro anual, você deve começar fazendo uma estimativa geral de todos os gastos mensais, analisando o orçamento dos últimos meses e verificando as despesas fixas, variáveis e supérfluos. Depois, faça a previsão mensal das suas receitas, considerando o salário fixo que ganha ou a média de comissões que ganha por mês.

Feito isso, organize sua declaração do Imposto de Renda com antecedência para, assim, ter tempo para conferir todos os itens com cuidado. Planeje seus planos para o ano, definindo quais são e quanto de dinheiro precisará para realizá-los. Além de se planejar para poupar, tanto para realizar seus sonhos e planos, como para uma reserva de emergência. Por fim, reveja todo mês o seu planejamento financeiro e vá reavaliando seus planos ao longo do ano, mudando-os quando necessário.