Ideias para divertir as crianças sem gastar muito

As crianças não precisam de brinquedos caros para se divertir, o que é ótimo para o bolso dos pais, porém, é preciso criatividade e um adulto para ajudar no que for necessário para “fabricar” seu próprio brinquedo, o que proporciona momentos felizes junto à família, além de estimular a criatividade, a coordenação motora e o desenvolvimento sensorial e cognitivo das crianças. Então, veja abaixo algumas ideias de brinquedo para fazer juntos:

Carimbo de rolha ou de batata: para este item são necessários pedaços de EVA (para rolhas), rolhas de vinho ou batatas cruas, cola quente, caneta, tesoura e tintas. Para fazer, basta cortar uma batata ao meio e utilizar uma faca para criar uma forma em alto relevo no miolo. Já nas rolhas, as formas devem ser desenhadas em um pedaço de EVA, depois, é só recortá-las e colá-las na ponta da rolha, com a cola quente.

Colorir itens da natureza, como, por exemplo, pedras, conchas e pinhas. Colete os materiais que deseja e deixe que as crianças pintem ou transformem os itens como quiserem, oferecendo canetinhas, tintas, pincéis, cola branca e papelão para ajudar.

Há, ainda, diversas outras ideias de brinquedos e brincadeiras, como, futebol de mesa, usando caixas de sapato, palitos de churrasco e bola de pingue-pongue; fazer animais de papelão; teatro de sombras, usando papel seda, fita adesiva, palitos e cartolina preta; e, também, fazer violão e outros instrumentos de papelão.