Como renegociar dívidas?

Primeiro, você deve verificar os detalhes de cada dívida que possui para poder decidir os passos seguintes, portanto, analise o valor das parcelas já pagas, as cotas em atraso, as taxas de juro e etc. Feito isso, faça uma planilha financeira, anotando tudo que ganha e que gasta e, depois, elabore uma proposta de renegociação, de acordo com suas condições, para conseguir pagar tudo que deve.

Caso seus recursos não possam pagar todas as contas, dê preferência às dividas com os juros mais altos, que possuem bens como garantia, que podem sujar seu nome e com maiores valores. Aproveite quando ocorrer feirões e mutirões de renegociação de dívidas, pois, desta forma, você pode conseguir melhores descontos. Verifique também se é válido fazer um empréstimo e quitar todas as dívidas.

Não negocie as dívidas através de intermediários, prefira conversar diretamente com o credor, tentando negociar os juros e os prazos da dívida. Não aceite nenhuma proposta que sabe que não vai conseguir pagar e, caso não consiga uma renegociação, vá a um órgão de defesa do consumidor, como, por exemplo, o Procon.