Faça um planejamento financeiro antes da aposentadoria

Para qualquer objetivo ou sonho que você tenha vontade de realizar depois da aposentadoria será necessário dinheiro, portanto, o ideal é que comece a economizar desde já, além de encontrar a melhor opção de aplicação para os seus recursos, de acordo com suas metas.

Se você tem um sonho que exigirá um alto valor inicial, como, por exemplo, dar uma volta ao mundo, o tipo de renda indicado é o pagamento único, com a tributação da tabela regressiva, caso invista por mais de quatro anos, já que, quanto maior o tempo de aplicação, menos impostos serão cobrados na retirada do valor.

Já se o seu desejo é ter uma vida tranquila depois da aposentadoria, a renda mensal vitalícia pode ser a melhor opção, pois proporciona pagamentos todos os meses do tempo de vida do contratante, até que acabe o valor aplicado. Quando o desejo é oferecer tranquilidade para a família, pode ser escolhida a renda mensal vitalícia reversível a um beneficiário, o qual deve ser definido antecipadamente.

E se você quer fazer de tudo um pouco, ou seja, quer viajar, relaxar, estudar e etc. faça um plano de previdência privado, os quais não têm fins lucrativos, cobram menos taxas ou taxas menores e são exclusivos de algumas classes e associações.