Como funcionam as contas digitais?

Uma forma fácil de ficar longe das tarifas bancárias é ter uma conta digital, já que este tipo de conta é gratuito, além de ser mais acessível e prático. As contas digitais são parecidas com as tradicionais, pois permitem que seu cliente faça transferências, pague boletos, saque dinheiro e receba salário, além de ser regulada pelo Banco Central na resolução 3.919/2010, desde o ano de 2009.

Uma das principais diferenças entre a conta bancária tradicional e a digital é a quantidade de serviços oferecidos aos usuários. Transferências e consultas de extratos são serviços gratuitos nas contas digitais, as quais também oferecem cartão de débito. Quanto aos pacotes de serviços, cada conta digital possui suas regras e tarifas, e os saques deste tipo de conta são realizados em caixas de Bancos 24 horas ou em caixas da instituição financeira da conta.

Geralmente, as contas digitais não cobram tarifa de manutenção, entretanto, oferecem um limite menor de transações gratuitas. Já em relação à segurança da conta, esta é a mesma das contas tradicionais, pois o valor de até 250 mil reais por CPF é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).