Relação entre a cooperação e o meio ambiente

Um dos princípios básicos das cooperativas é o Interesse pela Comunidade, o qual é relacionado à responsabilidade socioambiental, que instrui, dentre vários fatores, o apoio às ações humanitárias e socioambientalmente sustentáveis. Portanto, um dos princípios das cooperativas é favorecer a comunidade e o meio ambiente, preservando a natureza e buscando sua melhoria.

Para seguir seus princípios, as cooperativas adotam atitudes como diminuir o desperdício, descartar de forma consciente, além de programas de reutilização, reciclagem e etc. Algumas cooperativas também incentivam o plantio de mudas de árvores ou possuem painéis solares para gerar energia elétrica limpa.

Há ainda as cooperativas de catadores, de limpeza urbana e de materiais recicláveis, entre outras que visam se dedicar ao meio ambiente. Somente no Brasil, são mais de 1000 cooperativas de catadores de lixo. De acordo com Sílvio Krinski, engenheiro agrônomo do Sistema Ocepar, estas cooperativas transformam problemas ambientais em oportunidades de trabalho e, assim, levam benefícios à todos.