Como começar uma reserva de emergência?

Como, infelizmente, ninguém está livre dos imprevistos, é muito importante ter uma reserva de emergência, a qual pode nos salvar em um momento de demissão inesperada ou doença, por exemplo. Quanto ao valor da reserva, o indicado por especialistas é que cada pessoa tenha o suficiente para cobrir de 6 a 12 meses das suas despesas. Assim, para definir o seu valor ideal, calcule seus gastos e seus ganhos, estipulando, também, o quanto conseguirá economizar por mês.

Para conseguir economizar um valor maior, tente cortar os gastos desnecessários e supérfluos e adote práticas mais econômicas, como, por exemplo: dar preferência a se alimentar em casa, fazer uma horta, rever as assinaturas de serviços que possui; evitar gastos no cartão de crédito, diminuir o uso de energia elétrica, telefone e etc., não comprar por impulso e não ignorar os pequenos gastos.

Para guardar sua reserva de emergência, prefira as aplicações que oferecem boa liquidez e não cobram impostos para retirar o dinheiro. No momento, uma das aplicações mais indicadas para guardar seus recursos de emergência é a poupança.