Como aproveitar as férias usando o cartão de crédito?

As viagens de férias exigem muitos gastos, como, por exemplo, de alimentação, hospedagem, passeios e compras, e para conseguir ter o controle de toda a situação é necessário um planejamento e análise do orçamento disponível para a viagem. Para começar este planejamento, faça um roteiro que inclua todos os custos dos passeios, restaurantes que deseja ir e etc.

Se a sua viagem for nacional, faça todos os pagamentos que puder com o cartão de crédito, pois, desta forma, você poderá consultar o valor e onde está gastando seus recursos, evitando que se perca nas contas e não saiba o destino do dinheiro. Isso evitará que você precise ficar anotando todos os gastos, o que torna tudo mais prático. Caso verifique que gastou mais do que poderia em um dia, gaste menos no outro e mantenha o equilíbrio das suas contas. Já se sua viagem for para um destino internacional, tenha mais opções para pagamentos, como, por exemplo, dinheiro e cartão pré-pago.

Alguns cartões de crédito têm programas de pontos, o que também podem ser utilizados para economizar nas viagens de férias, como, por exemplo, contratando, através dos pontos, o seguro viagem, o seguro para automóveis ou, até, utilizar  estes pontos para comprar a passagem aérea.