Como fazer um planejamento financeiro semanal?

Fazer um planejamento financeiro semanal é uma forma simples e prática para você conseguir pagar todas suas contas e, ainda, ter um dinheiro para poupar ou investir e usá-lo para realizar algum sonho ou objetivo que você tenha. Para conseguir fazer este planejamento, a primeira atitude que deve ser tomada é ter todos seus objetivos muito claros, já que metas bem definidas podem lhe dar motivação para controlar melhor as finanças.

Feito isso, faça uma análise de toda sua renda, anotando todos os valores que ganha e as datas. Depois, organize todos os gastos fixos que possui, além dos gastos do dia-a-dia e dos gastos atípicos. Desta forma você poderá perceber no que gasta todo seu dinheiro e onde pode economizar. Agora é o momento de você fazer o cálculo do seu orçamento da semana, para isso, pegue sua renda líquida e subtraia os gastos fixos, do resultado, separe uma parte para atingir seus objetivos e, o que sobrar, divida pela quantidade de semanas do mês. Este será o valor total que você terá para gastar durante toda a semana.

Para conseguir fazer com que este planejamento funcione para você, é necessário acompanhar seu orçamento com frequência, tendo total controle dos gastos e rendimentos que possui.