O que são as Cooperativas de Plataforma?

Um dos objetivos das Cooperativas de Plataforma é encontrar opções mais justas de negócios no cenário da economia compartilhada, abrindo espaço para mais diversificação e distribuição dos benefícios obtidos. A maioria das empresas que utilizam a economia de compartilhamento oferecem muitos benefícios aos seus consumidores com esta atitude, como, por exemplo, o aceso à mão de obra barata, conveniência, flexibilidade e, até, a chance de ter uma renda extra.

Atualmente, alguns exemplos de Cooperativas de Plataforma são: a Fairmondo, que é uma cooperativa digital de comércio online; a  Green Taxi Cooperative, que possui mais de 800 motoristas; a Loconomics, integrada por profissionais autônomos; e a Stocksy, que é um banco de imagens feito por fotógrafos e videomakers.

Infelizmente, ainda é mais difícil conseguir um financiamento para uma Cooperativa de Plataforma do que para uma plataforma online tradicional, já que na segunda opção os investidores ganham dinheiro, enquanto na Cooperativa de Plataforma o objetivo principal não é o lucro, mas sim o benefício dos cooperados.