Economia Solidária

A Economia Solidária foi criada pelo economista Paul Singer e oferece uma forma de organização econômica do trabalho com base na cooperação, além de propor um consumo consciente e sustentável e compor um movimento social com valores de solidariedade, democracia, preservação ambiental e direitos humanos.

Em 2003 a Economia Solidária se tornou uma política de governo, a qual ganhou uma Secretaria, chamada Secretaria Nacional de Economia Solidária, que é vinculada ao Ministério do Trabalho. Hoje em dia já são, aproximadamente, 30 mil empreendimentos que utilizam a Economia Solidária como fundamento, tendo como principais empresas as que envolvem os agricultores familiares e catadores de recicláveis.

Este tipo de economia é fundamental para diminuir a desigualdade existente no mundo e, atualmente, gera renda para mais de 2 milhões de pessoas no país. Conforme a pesquisa Desigualdade Mundial 2018, que foi coordenada pelo economista Thomas Piketty e com participação de vários estudiosos, o Brasil é o país que possui maior concentração de renda no mundo, tendo, em média, 30% de toda a receita nas mãos de, somente, 1% dos habitantes.