A alta do dólar pode me afetar?

A valorização do dólar pode influenciar na vida de todos os brasileiros, como, por exemplo, através de alguns produtos que estão na cesta básica do Brasil, os quais podem encarecer com a alta da moeda. Outros itens utilizados por todos que também podem sofrer aumentos são: os produtos de limpeza, já que a soda cáustica tem seu valor em dólares, e as carnes bovinas, suínas e de frango. Desta forma, para conseguir não gastar tanto e ficar dentro de seu orçamento, o ideal é substituir algumas marcas de produtos e também os itens e alimentos.

Outro item utilizado por muitos dos brasileiros e que tem seu valor alterado com a influência do dólar é o combustível, o qual tem o preço definido diariamente de acordo com os valores internacionais do petróleo, ou seja, se o dólar aumenta, o preço do combustível também aumenta no Brasil. Neste ponto, para economizar, só mesmo evitando os automóveis e dando preferência aos outros meios de transporte, como, por exemplo, a bicicleta.

Quem tem investimentos em dólar deve estar bem informado, não agir por impulso e procurar por orientações de especialistas. Já quem deseja fazer uma viagem internacional deverá se planejar, separando a quantia total que terá para a viagem e fazendo os cálculos de quanto precisa para realizar este objetivo, além de comprar a moeda aos poucos, já que não há previsão de quando o dólar pode baixar ou aumentar.