Como planejar o orçamento financeiro dos casais

Para não permitir que o orçamento financeiro seja um empecilho para uma vida feliz a dois, o casal deve ter algumas atitudes, como, por exemplo, jamais cometer a infidelidade financeira, ou seja, esconder e mentir sobre dívidas e despesas, não contar sobre seus planos e ser compulsivo com as compras. Estas ações vão causar desconfiança no companheiro, o que diminui a credibilidade do mesmo, além de causar muita decepção.

Um motivo para sempre ser verdadeiro com seu parceiro e fazer o planejamento financeiro do casal juntos é o resultado de uma pesquisa do SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, que confirmou que brasileiros casados e com dívidas se desentendem muito mais do que os que possuem uma vida financeira tranquila. Além de especialistas afirmarem que os casais endividados tem mais chances de divórcio, pois dão prioridade aos problemas financeiros e esquecem da vida amorosa.

Para poder o casal chegar a um consenso no seu orçamento financeiro, o ideal é que cada um se esforce para entender e se adequar à forma de pensar do outro, chegando a um acordo. Para isso, nada melhor do que muita conversa sobre o tema, definindo as prioridades do casal, além dos sonhos e objetivos.