Diferenças entre a Conta Corrente, Conta Salário e Conta Poupança

Para termos um melhor planejamento financeiro precisamos escolher qual o melhor e mais adequado tipo de conta para nós, conforme nosso perfil e objetIvo. Portanto, se você precisa de um serviço financeiro completo, o ideal é a Conta Corrente, a qual oferece desde saques, depósitos e aplicações, ao acesso à cheques, cartão de crédito e cheque especial. Porém, apesar de oferecer uma lista mais completa de transações financeiras, esta conta, geralmente, é mais cara, já que cobra valores pelos pacotes de serviços disponibilizados pelas redes bancárias. A Conta Corrente também pode ter mais de um titular, além de fazer uma análise do cliente antes da abertura, podendo negar o serviço às pessoas inadimplentes.

A Conta Salário é a ideal para receber salários, abonos, pensões e aposentadorias, porém, não podem receber depósitos que não sejam da entidade pré-definida, além de não oferecer crédito, investimentos ou serviços para o pagamento de contas. O titular poderá apenas sacar seu dinheiro ou transferi-lo para outra conta e somente a entidade pagadora do benefício que poderá encerrar os serviços deste tipo de conta.

Já a Conta Poupança aceita depósitos ilimitados e faz seu dinheiro render. A poupança também permite saques, porém, com restrições, pois se passarem de dois saques mensais são cobradas taxas. Este tipo de conta é indicado para quem deseja economizar dinheiro e ter uma reserva financeira de forma segura, para que, em caso de emergência, possa utilizá-la sem nenhuma perda de valor.