Qual a diferença entre a Tabela SAC e Tabela Price nos financiamentos?

Para entender sobre os dois sistemas de amortização, primeiro devemos ter em mente como funciona o financiamento, que é um empréstimo com juros, ou seja, quando você for pagar o que deve, será o valor que pegou emprestado mais os juros cobrados pelo serviço. Sendo assim, as Tabelas SAC e Price são referentes ao valor de amortização, que é somente o dinheiro que foi emprestado, sem contar os juros, que podem ser pré-fixados ou pós-fixados.

Na Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) o valor emprestado é dividido igualmente em todo o prazo de pagamento, tornando as parcelas mensais iguais em todo o período de pagamento do financiamento mais o valor dos juros, que são variáveis, por causa do saldo devedor que diminui. Já na Tabela Price, os valores das prestações são fixos, porém, seus cálculos só podem ser feitos por uma calculadora científica ou através de simulações na internet.

Portanto, na Tabela SAC a maior parte da dívida é amortizada no início do contrato, porém, com os mesmos juros, no final, a Tabela Price acaba cobrando um valor total maior para a quitação do financiamento. Para decidir qual será a melhor opção para você, o ideal é fazer simulações dos cálculos nas duas formas, assim, você poderá verificar os prazos, mensalidades e valores totais que pagará por um financiamento, decidindo qual será o mais indicado para seu orçamento e perfil.