Cooperativas de infraestrutura

 

Desta forma, as cooperativas de infraestrutura são mais comuns e conhecidas no interior do Brasil, mas, mesmo assim, conseguem gerar um impacto muito grande na parte social e econômica dos locais que trabalha, levando qualidade de vida às populações mais afastadas. No ano de 1941 foi fundada a primeira cooperativa de infraestrutura no Brasil, na cidade de Erechim, localizada no Estado do Rio Grande do Sul. Esta primeira cooperativa pode levar luz às famílias e produtores rurais do distrito de Quatro Irmãos.

Já no ano de 1964 houve o Estatuto da Terra e o cooperativismo ganhou mais forças, podendo proporcionar serviços básicos nas áreas rurais, locais onde as empresas não têm muito interesse em trabalhar. Nos anos 70 foi criada a Política de Efetivação Rural, que também deu forças para o cooperativismo crescer e, em 2012 e 2015 foram definidas as Resoluções 482/12 e 687/15 da Aneel, as quais permitiram a microgeração e minigeração de energia elétrica nas residências, comércios, condomínios e cooperativas.

De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras, OCB, hoje em dia já somam 125 cooperativas de infraestrutura que trabalham no Brasil, as quais dão emprego para 6154 pessoas e reúnem 955.387 associados. E, no nosso país, é mais comum a cooperativa de eletrificação rural, das cooperativas de infraestrutura, que são quem fornecem e distribuem energia elétrica para mais de 4 milhões de cidadãos brasileiros.