O que é o Open Banking?

De acordo com a proposta do Open Banking, as instituições financeiras devem se concentrar em um serviço principal, permitindo que outras empresas ofereçam outros tipos de aplicações ao cliente, oferecendo mais valor e opções ao consumidor. Desta forma, as instituições compartilhariam as APIs (Interface de Programação de Aplicativos) e teriam a cooperação umas das outras, como, por exemplo, as Fintechs, que são as empresas de tecnologia que lançam novidades diversas no segmento.

As APIs são vários padrões de aplicativos que proporcionam sua construção e utilização, ou seja, permite a conexão com os outros sistemas. E, mesmo as APIs sendo abertas, os usuários não percebem e elas oferecem segurança, desde que possuam um gerenciamento com rigor. Com as Interfaces abertas, as instituições financeiras podem focar em uma atividade e permitir que as outras empresas criem novidades tecnológicas, juntando-as com os serviços já oferecidos aos clientes.

Portanto, com o Open Banking e as APIs abertas, as instituições financeiras conseguem aumentar seu público, apresentando uma posição inovadora no setor e permitindo a automatização dos processos, tornando-os simples e práticos.