É melhor comprar um carro novo ou usado?

Cada tipo de carro tem suas vantagens e desvantagens, seja ele novo ou usado, mas, para saber qual o indicado para você, veja os benefícios de cada um e compare com o que você precisa para chegar à conclusão de qual será sua melhor opção neste momento. O primeiro fator a ser verificado é o preço de mercado, no qual os carros usados oferecem mais vantagens, pois há carros seminovos bem equipados muito mais baratos do que os veículos novos. Então, para economizar e ter um carro superior e melhor equipado, o ideal é o carro usado.

O segundo ponto a pensar é sobre a desvalorização, um dos motivos pelo qual os carros usados possuem menor valor. Quem deseja comprar um carro novo deve ter consciência de que o primeiro ano de um veículo é o qual ocorre a maior desvalorização e, dependendo do modelo do automóvel, a desvalorização no primeiro ano pode ser superior a 10 mil reais. Quanto à manutenção do veículo, neste ponto, o carro novo é mais vantajoso, pois oferece menos desgastes, além das garantias que os fabricantes proporcionam nos primeiros anos, necessitando apenas fazer as revisões programadas do carro.

Em relação aos documentos, quando compramos um carro novo, acabamos gastando mais dinheiro com este item porque são precisam ser feitos e pagos o emplacamento do veículo, licenciamento, IPVA e DPVAT porém, com a compra de um carro usado, dependendo da data, o comprador não precisará arcar com os custos da documentação ainda no mesmo ano, devendo gastar dinheiro apenas com os custos da transferência.