Como educar financeiramente as crianças

Educação financeira é importante para todos e, quanto mais cedo adquirirmos, melhor para nossas vidas, portanto, desde a primeira vez que seu filho for para a escola é importante que você dê explicações e ensinamentos. A primeira lição não só de economia, como também de sustentabilidade, é ensinar que as crianças cuidem do que lhes pertence, evitando perder ou quebrar seus itens, para que não precise comprar novos pertences desnecessariamente e poder doar ou vender os materiais que não serão necessários para o próximo ano.

Quando for pesquisar os materiais da lista, deixe que a criança participe deste momento, vendo o preço e a diferença entre os valores de cada um. Nesta hora, também aproveite para ensinar sobre a soma total, acréscimos de parcelamentos e assuntos relacionados à compra. Mas, antes de sair para comprar o material escolar com a criança, tenha uma longa conversa com ela para lhe explicar que não poderão comprar tudo conforme ela desejar, já que os itens de personagens são muito mais caros, desta forma, ela já estará preparada e não ficará frustrada nas compras.

Quanto aos lanches consumidos na escola, você pode mandar somente lanches de casa ou dar uma mesada para seu filho, o ensinando a planejar seu dinheiro mensalmente e se alimentar bem. Caso seu filho já esteja recebendo uma mesada, ensine-o também a poupar para, assim, ter dinheiro quando quiser fazer um passeio ou, até, comprar um brinquedo ou roupa nova.