Como montar uma horta comunitária

Uma horta comunitária, além de proporcionar alimentos frescos e com qualidade, ainda faz com que a pessoa economize dinheiro e faça amizades, já que reúne e aproxima todos os envolvidos. Se você gostou desta ideia, para aplica-la, comece reunindo todos os interessados em participar do projeto, desde vizinhos até as escolas próximas, e verifique como cada um poderá colaborar, algumas opções são: fazer serviços na horta, doar mudas, ferramentas ou lixo orgânico para o adubo.

Depois, escolham um local com bom espaço para o que pretendem, que tenha, pelo menos, 6 horas de sol e que tenha água disponível. Feito isso, agora será o momento de organizar e planejar como o projeto será executado, analisando os recursos já disponíveis e os que ainda faltam e dividindo as responsabilidades entre os envolvidos. Para economizar ainda mais e colaborar com o meio ambiente, prefiram a compostagem ao invés do adubo orgânico, para isso, vocês precisarão utilizar o lixo orgânico com terra, folhas secas e um agente decompositor e, assim, criar o adubo natural.

Depois de todo o planejamento estar completo, é a hora de limpar o local escolhido e preparar a terra, plantar as sementes e mudas, deixando o espaçamento necessário para cada uma delas, e fazer a manutenção das plantas, acompanhando o desenvolvimento e cuidando da irrigação, compostagem e etc.