Dicas para quem precisa pedir um empréstimo



Quem precisa pedir um empréstimo está em um ótimo momento pela baixa da taxa Selic e pela previsão de redução dos juros, porém, é bom ficar atento a algumas dicas para conseguir definir a melhor opção para você.



Como pegar um empréstimo irá comprometer o seu orçamento mensal por muito tempo, o ideal é seguir algumas dicas para escolher o crédito que mais se encaixará em seu perfil, como pesquisar todas as taxas cobradas e comparar o Custo Efetivo Total que as instituições financeiras irão oferecer. Para isso, tenha paciência em sua busca e faça consultas com várias instituições financeiras, incluindo as cooperativas de crédito, que cobram taxas bem menores do que as redes bancárias e facilitam a liberação do crédito.

Caso você seja aposentado, servidor público ou pensionista, pesquise também sobre o empréstimo consignado, que oferece melhores taxas de juros, já que é o valor emprestado é descontado da folha de pagamento ou do INSS e, desta forma, proporciona menos riscos para a instituição financeira. Outra opção é refinanciar um imóvel ou um bem móvel que você venha a ter. O refinanciamento é como um empréstimo com taxas baixas em que você oferece seu imóvel ou veículo como garantia de pagamento e, geralmente, o valor do empréstimo é de uma porcentagem do preço total do bem e com os prazos para pagamento de 48 à 60 meses.