Como economizar nas operações financeiras sendo Micro ou Pequena Empresa?



Qualquer gestor de empresa tem como um dos objetivos principais reduzir os custos de seu empreendimento, principalmente, sendo Micro ou Pequena Empresa. Por isso, os empreendedores devem sempre estar atentos aos custos bancários de seus negócios, já que para a maioria das operações são cobradas taxas.



Para que as operações bancárias não tenham tanto peso no orçamento de uma empresa, é importante que a gestão tenha algumas atitudes para diminuir estes custos, como abrir uma conta para pessoa jurídica, por exemplo, pois, desta forma, será possível administrar as despesas e receitas somente da empresa, além de ter acesso a taxas mais baixas e produtos financeiros específicos para empreendedores. E, não esqueça de, antes de abrir a conta, analisar em todas as redes bancárias qual a melhor opção em relação ás tarifas cobradas e aos serviços oferecidos.

Quando for analisar as redes bancárias para a sua conta de pessoa jurídica, pesquise também sobre as Cooperativas Financeiras, pois elas, geralmente, oferecem os mesmos serviços dos bancos só que com custos menores. Mas, caso decida pela Cooperativa, será necessário que você associe-se a ela. Outra forma de economizar é estar sempre atento ao controle financeiro de sua empresa, o qual deve ser acompanhado com disciplina e frequência para ser bem administrado, inclusive as operações e despesas bancárias. Para isso, se informe sempre sobre os serviços e valores cobrados e atualizados de sua rede bancária, verificando a quantidade de serviços, quais são disponibilizados gratuitamente e os cobrados, além de negociar com o banco as taxas e tarifas dos serviços que mais utiliza.