Atitudes para termos um consumo consciente



Atualmente, somo mais de 7,5 bilhões de pessoas no mundo, ou seja mais de 7,5 bilhões de consumidores, por isso, não podemos consumir desenfreadamente e causar desperdícios, devemos ter um consumo consciente e, para isso, devemos pensar no consumo de forma sustentável e ajudar a natureza.



Para conseguirmos ter este consumo consciente, precisamos mudar alguns hábitos e atitudes de nosso dia-a-dia, como, por exemplo, planejar nossas compras. Antes de ir às compras, faça uma lista com o que, realmente, precisa comprar e passe longe dos itens desnecessários. Também pense sobre o impacto que o seu consumo causa no meio ambiente, será mesmo necessário utilizar tanta sacola para carregar suas compras, além da quantidade de papel e plástico que já vem junto aos produtos comprados? Reflita sobre isso e veja onde pode diminuir o impacto causado na natureza, consumindo apenas o necessário e evitando lixos e desperdícios.

Outros hábitos para adquirir para sua vida são: reutilizar os produtos e embalagens que iriam para o lixo; separar os lixos destinados a reciclagem, os lixos orgânicos, o lixo comum e os lixos especiais, como óleo usado, pilhas e baterias; utilize seu dinheiro com consciência, não é porque recebeu um bom dinheiro agora que precisa gastá-lo com qualquer item supérfluo, guarde e pense onde poderá gastar seu dinheiro de forma que faça diferença para sua vida; se informe sobre as práticas das empresas sobre as responsabilidades sociais dos produtos que você compra; não contribua com o crime e violência comprando produtos piratas e contrabandeados e converse com sua família e amigos a respeito do consumo consciente, pois, desta forma, estaremos espalhando o bem e poderemos mudar e melhorar um pouco o mundo.