Quando usar o cartão de crédito e o de débito?

Para conseguir usufruir ainda mais dos benefícios dos cartões de crédito e débito é necessário que você entenda como cada um funciona e quais as melhores situações para usar cada uma das funções. O débito funciona como o dinheiro, pois você passará o cartão e, no mesmo momento, a quantia gasta é retirada de sua conta corrente, se você não possuir o valor na conta bancária, a compra não será autorizada. Quanto ao cartão de crédito, este é como um empréstimo, pois você faz suas compras com o cartão, porém, o pagamento é feito somente quando a fatura vier.

Em relação a escolher qual tipo de pagamento utilizar para cada situação, você terá que refletir qual lhe trará mais benefícios no momento. Por exemplo, se você quer aproveitar os pontos oferecidos pelas compras feitas no crédito, se você deseja ter um maior controle do seu orçamento e prefere ou necessita parcelar suas compras, utilize o cartão de crédito. Já se você não gosta de andar com dinheiro, não consegue controlar seus impulsos de compras, prefere não ter que pagar nenhum tipo de taxa ou anuidade e precisará sacar dinheiro em outro país, prefira utilizar o cartão de débito.

E, para não cair em pegadinhas e ter que pagar taxas desnecessárias, não pague suas contas com o cartão de crédito, pois são cobradas taxas para este tipo de serviço, além de pagar a fatura sempre em dia e evitar pagar juros e multa pelo atraso. Outra observação importante é não comprar no débito se não houver dinheiro na conta, pois você estará utilizando o cheque especial, que cobra juros muito altos.