Tipos de seguros pessoais

O seguro mais conhecido é o seguro de vida individual, no qual você garante uma proteção financeira para sua família e dependentes em caso de sua morte ou invalidez, além de alguns oferecerem auxílio funeral, para doenças graves e diárias em hospitais, por exemplo. Você que definirá quem receberá o benefício e o valor do capital e quanto aos prazos, vigência e forma de pagamento, estes assuntos são tratados diretamente com a seguradora. Este seguro trará tranqüilidade a você e sua família caso algo lhe aconteça, pois garantirá que seus dependentes não passem por nenhum tipo de necessidade ou que, caso tenha alguma doença grave, você tenha como fazer seu tratamento com tranquilidade.

Já o seguro de vida empresarial é contratado por um grupo de pessoas, seja uma empresa ou sindicato, por exemplo. O pagamento deste tipo de plano pode ser feito pelos segurados, pela empresa ou das duas formas, dividindo por igual os valores. Quem decidirá sobre as condições do seguro será a empresa e seus colaboradores aceitam uma apólice igual para todos, por uma proposta de adesão. Nesta forma, o prêmio é menor, pois se trata de uma forma simplificada de contratação.

E há também o seguro de acidentes pessoais, o qual é indicado para a cobertura para casos de acidentes com invalidez e morte acidental. Esta é a principal diferença entre este seguro e o seguro de vida, que cobre qualquer tipo de morte. Neste caso também será você quem definirá seus beneficiários, quanto ao valor, este é calculado conforme seu perfil e coberturas contratadas. Este tipo de seguro tem baixo custo e é válido, principalmente, para quem trabalha de forma autônoma, pois necessita estar em boas condições para garantir sua renda, além de ser ideal para quem se arrisca no trabalho ou em alguma atividade de lazer.