Dicas para economizar com as despesas de casa

Com medidas simples, se toda a família colaborar, poderá restar um dinheiro no final do mês para algo necessário ou, até, alguma emergência. Para começar, adquira o hábito de tirar todos os aparelhos que não estão sendo utilizados das tomadas, pois mesmo que desligados, mas na tomada, os aparelhos continuam consumindo energia elétrica. Para diminuir ainda mais sua conta de luz, use o máximo que conseguir a luz natural, deixando as cortinas abertas e aproveitando a claridade durante o dia.

Tomar banhos mais curtos também é um hábito que pode te ajudar a diminuir a conta de luz ou gás e a de água. E também quando for escovar os dentes, por exemplo, fechar a torneira durante a escovação e só abrir quando for necessário. Outras medidas para economia são: ir ao mercado com uma lista do necessário e não comprar nada além do escrito; optar por fazer suas refeições em casa ou levar a comida de casa para o trabalho, evitando gastar com alimentação na rua, o que é mais caro; fazer uma pequena horta em sua residência, com os temperos e ervas que mais utiliza e, quanto aos serviços utilizados, como internet, telefone e televisão, por exemplo, o ideal é pesquisar e fechar um pacote com os melhores benefícios para o seu perfil.

Outra dica é desapegar do que não utiliza mais, atualmente muitas pessoas estão vendendo roupas e móveis usados pela internet, faça o mesmo com o que não lhe serve mais e fature um extra desta forma. E, por fim, faça sempre um planejamento financeiro para saber o quanto gasta, o quanto ganha e onde mais poderá economizar.