Quais as diferenças entre cooperativa e associação?

As cooperativas e associações são similares nos fundamentos, porém também possuem algumas diferenças, como, por exemplo, a finalidade de cada uma. As cooperativas têm intenção comercial e econômica, já as associações podem ser direcionadas para o lado social, como cultura, assistência social, educação, política, interesses de classes e filantropia. Mesmo que alguma associação venda algum produto ou ofereça serviços, esta, com certeza, não será sua finalidade, pois se fosse, deveria ser uma cooperativa.

Quanto aos resultados das duas modalidades, na cooperativa os participantes são donos do negócio e ganham dinheiro com vendas ou serviços e na associação não acontece da mesma forma, ser participante de uma associação não significa que você é dono da instituição ou que terá algum retorno financeiro com a finalidade da mesma.

Já em relação às vantagens de cada uma, as associações possuem um gerenciamento simples e custos baixos, as cooperativas beneficiam todos os cooperados e, em ambas, outra vantagem é ter várias pessoas buscando por um único fim, o que aumenta as chances de conseguir atingir os objetivos.